sexta-feira, 13 de julho de 2012

Campeonato da Europa Sub-16: Portugal - Ucrânia = 70-46

Relato de João Janeiro, da Equipa Técnica Portuguesa em Tallinn

Grande exibição da equipa Nacional perante a Ucrânia, naquele que foi o 2º jogo do grupo A do Europeu.
Portugal desde o inicio da partida que mostrou ter capacidade para minimizar a Seleção Ucraniana, que ao longo do jogo foi decaíndo fisicamente, e muitas vezes defendeu mais esperando o erro das portuguesas, o que lhe valeu uma pesada derrota.
Sendo como referência da equipa Ucraniana as jogadoras Anastasiya Polovinka, que no dia anterior frente á Finlândia tinha faturado 17 pontos à sua conta, e de Vita Goborets, outra jogadora chave da equipa, Portugal preparou-se através de uma defesa inidividual, que não permitisse que as mesmas produzissem muito no jogo ofensivo. As Sofias, Almeida e Moniz, foram fundamentais neste argumento que a as estatísticas dos jogos não contemplam nenhum indicador.
No primeiro parcial favorável a Portugal com (16-11), mostrava as grandes preocupações da Ucrânia quando a bola chegava ás posições de poste médio, a Maria, Chelsea, Emilia ou Joana, as quais eram defendidas em 2 contra 1, e por vezes até 3 contra 1.
Desta forma, as jogadoras exteriores começavam a ter mais espaço de forma a serem ofensivas, procurando boas soluções de lançamento.
O segundo periodo o sentido do jogo continuava, e da parte da Ucrânia Alina Batkovska, era a mais inconformada marcando 11 pontos quase seguidos em 12 da equipa. Com (24-23) ao intervalo, Portugal tinha uma boa vantagem para o inicio da 2ª parte.
Depois do descanso, era fundamental retirar Alina do jogo, e de uma forma concentrada, as portuguesas, permitiram apenas que a Ucrania marcasse 7 pontos no 3º periodo, colocando o resultado em (48-30).
Na manobra ofensiva, Francisca Meinêdo estava imparavél, marcando quatro triplos em seis 6 tentados, e Sofia Moniz com grande trabalho defensivo e dois triplos marcados em três tentados, fazia com que uam percentagem de lançamentos triplo no final do jogo se cifrasse em 55,6%; 10 em 18.
O ultimo parcial, (22-18) a Ucrânia voltava a tentar aquilo muitos lançamentos de 3, muito bem contestados, por Portugal, fazendo a percentagem baixar para 30% da Ucrânia, com 9 marcados em 30 tentados.
No final 70-48 premiava a equipa mais batalhadora e mais ambiciosa, acabando por dominar também ns ressaltos 42 no total, sendo Chelsea e Maria as melhores com 7 capturados cada uma. Simone Costa a melhor marcadora com 23 pontos marcados.

PORTUGAL 70
CATARINA CAVACO; EMILIA FERREIRA 4; CAROLINA BERNARDECO 5; CHELSEA GUIMARÃES 7; FRANCISCA MEINEDO 15; SIMONE COSTA 23; SOFIA ALMEIDA 5; MAFALDA MARQUES; MARIA KOSTOURKOVA; ANA MONIZ 11; JOANA ALVES; MARLENE CASSAMÁ.

TREINADORES:
ANA NEVES; AGOSTINHO PINTO

UCRÂNIA 40

Alina Batkovska 20; Viktoriya Kondus 1; Mariya Gordiyenko; Olena Bolko 4; Yana Holubosh 6; Anastasiya Polovinka 1; Vita Goborets 7; Kateryna Skakalina 4; Iryna Zhumurko 3; Ol´ga Yatskovets 2.

Treinadores:
Elena Fedchenko
Valeiy Zhartun

No outro jogo do grupo que opunha a Estónia á Finlândia, depois de muito equilibrio, a Finlândia venceu por (49-47).

Amanhã Portugal joga às 10.45 Horas Portuguesas frente á Finlândia para o 1º Lugar do Grupo A.

8ª Inernacionalização

Sem comentários:

Enviar um comentário